logo RCN
Facebook
YouTube
Instagram
WhatsApp

Estação Experimental da Epagri em Lages celebra 113 anos de pesquisa agropecuária

13/05/2025 13:26

' ' : ' '

A Estação Experimental da Epagri em Lages (EEL) celebrou, na última sexta-feira, 9 de maio, os seus 113 anos de existência, consolidando-se como referência em ciência e tecnologia agropecuária em Santa Catarina. A solenidade contou com a presença de autoridades como o presidente da Epagri, Dirceu Leite, e a prefeita de Lages, Carmen Zanotto, além de colaboradores, convidados e imprensa. Na ocasião, foi assinado um acordo de cooperação técnica entre Epagri, Prefeitura de Lages, Udesc e Uniplac para desenvolver o projeto Bacia Hidrográfica Escola Vila Comboni, com foco em monitoramento ambiental.

A trajetória da EEL teve início em 1912, como Posto Zootécnico Federal, passando por diversas mudanças até integrar a estrutura da Epagri em 1991. Situada numa área de 142 hectares no bairro Morro do Posto, em Lages, a unidade tem como foco principal a pecuária de corte sustentável. As pesquisas abrangem biodiversidade, manejo de pastagens, sistemas integrados de produção e redução de gases de efeito estufa, contando com o apoio de tecnologias como drones e comedouros automáticos.

Com mais de 45 projetos ativos, desenvolvidos também em parceria com outras unidades, como a Fazenda Amola Faca, os trabalhos da EEL resultam na publicação de tecnologias voltadas ao campo. A infraestrutura da estação inclui casas de vegetação, centros de manejo de solos e animais, além de quatro laboratórios dedicados à nutrição animal, biotecnologia, sanidade e homeopatia, que também prestam serviços à comunidade.

Nos últimos dois anos, o Governo do Estado investiu cerca de R$ 2 milhões em equipamentos para campo e laboratório. A equipa da EEL é composta por 42 colaboradores diretos, além de bolsistas e profissionais terceirizados. A Estação mantém uma forte ligação com instituições de ensino e pesquisa e promove eventos e dias de campo, reforçando o seu papel fundamental na inovação e sustentabilidade da agropecuária catarinense.

mais sobre:

Deixe uma resposta

publicidade