Facebook
YouTube
Instagram
WhatsApp

Cinco irmãos encontram uma família e reescrevem a própria história com adoção na Serra

19/12/2025 14:28

' ' : ' '

Em um período tradicionalmente marcado por reencontros, afeto e esperança, cinco irmãos acolhidos pelo sistema de proteção terão, neste Natal, um presente que transforma toda uma vida: uma família. A adoção conjunta, sem separação, considerada atípica, foi oficialmente confirmada por sentença recente da Vara da Infância e Juventude da comarca de Lages.

“Nosso ninho está bem cheio”, diz a mãe que tinha três filhos, maiores de idade e, agora, somam oito. A casa é outra, maior, com mais espaço para acolher tanto amor e voltar a ter brinquedos espalhados. A rotina de trabalho mudou. A vida do casal mudou. “A gente sempre quis família grande. Essa bagunça era um sonho”, conta com felicidade no tom de voz.

A certeza de que daria certo, eles sempre tiveram. “Ficamos grávidos por um mês até a chegada das crianças. Foi tudo muito rápido. Queríamos dois. Vieram cinco. Nós sabíamos que seriam nossos”, lembra. Os filhos mais velhos não apenas apoiaram a decisão dos pais como vibraram com a chegada dos novos irmãos. Unidos, participaram ativamente do processo de acolhimento, inclusive escolhendo os novos nomes das crianças. Todos têm a mesma letra inicial dos seus próprios nomes, como um gesto simbólico de pertencimento.

“Tudo com eles é melhor. A ida ao mercado ou à igreja é diferente. No carro, tocam outras músicas, as infantis”, destacam os pais ao lembrar que cada um dos cinco teve seu tempo de adaptação. Para eles, um momento importante na construção de outra parte da história de suas vidas.

“Sempre dissemos que nossa casa tinha espaço para mais amor. Quando conhecemos a história deles, entendemos que não era sobre números, mas sobre união. Hoje somos dez, e nosso coração está completo. A maternidade e a paternidade são cheias de desafios, mas são fantásticas”, concluem.

Dedicação para fazer histórias se encontrarem
O processo envolveu uma busca extensa e cuidadosa. Por meio de busca, profissionais tentaram localizar pretendentes à adoção em Santa Catarina, em outros estados e até fora do país. Apesar dos esforços, nenhuma família havia sido encontrada até então.

A mudança veio com a atuação sensível e técnica da equipe do serviço social do Judiciário. A partir da troca de informações, escuta atenta e análise de perfis, as profissionais, inclusive de outras comarcas, localizaram um casal que, embora não estivesse inicialmente vinculado ao processo, reunia as condições emocionais, afetivas e estruturais para acolher os cinco irmãos juntos, sem separações.

“Foi um trabalho construído com muita responsabilidade e sensibilidade. Nosso papel foi aproximar histórias que precisavam se encontrar. Quando percebemos que aquele perfil podia dar certo, iniciamos o diálogo com muito cuidado. O resultado é o que vemos hoje, uma família que nasce do afeto”, explicou a assistente social Lilian Hack Hellt.

Em 14 anos de atuação, esta foi a primeira vez que Lilian conduziu um processo adotivo com tantos irmãos, sem que houvesse separação. Ela explica que, em casos como este, geralmente as crianças ou os adolescentes são encaminhados a famílias diferentes por conta do perfil traçado pelos adotantes. Na maioria das vezes, a preferência é por um número reduzido.

A orientação do Judiciário é de que, mesmo em núcleos distintos, os irmãos mantenham o contato para que não se perca o vínculo afetivo. “Não esperávamos a colocação em uma única família, mas deu tudo certo e ficamos felizes em saber que todos estão bem e nosso dever foi cumprido”, concluiu Lilian.

“Este é um caso que demonstra o quanto o trabalho humano e qualificado faz diferença. A adoção de um grupo de irmãos, especialmente tão numeroso, exige coragem, compromisso e, acima de tudo, amor. É uma decisão que impacta vidas para sempre”, destacou o juiz Ricardo Alexandre Fiúza, responsável pelo caso. Neste ano, a comarca de Lages encaminhou 10 crianças para adoção em quatro processos, sendo dois de entregas legais de bebê e outros dois de grupos de irmãos.

mais sobre:
Previous Next

Deixe uma resposta

publicidade