Blocos tomam avenida e abrem o Carnaval de Rua de Lages

' ' : ' '
Os blocos carnavalescos abriram oficialmente o Carnaval de Rua de Lages na noite desta sexta-feira (6 de fevereiro), levando música, cores e animação para a rua Archilau Batista do Amaral, no bairro Universitário. O grande público presente acompanhou a passagem dos seis blocos que transformaram o entorno da Praça do CEU/Estação Cidadania em uma grande folia, com muita música e animação dos componentes dos blocos.
Desfilaram o Bloco da Família Lima, Bloco dos Beiçudos, Bloco do Manequinha, Tenda do Batuque, Bloco do Pé e Bloco dos Gregas. A abertura da programação foi marcada pela participação das famílias e pelo clima de confraternização que tomou conta da avenida logo no primeiro dia de festa.

A prefeita Carmen Zanotto acompanhou a abertura do evento. “O Carnaval de 2026 é uma grande celebração, marcada pela harmonia, pela colaboração e pelo respeito de todos que passam pela avenida e de quem vem prestigiar a festa. Agradeço às autoridades, às forças de segurança, à Liga das Escolas de Samba e a todos os envolvidos na organização deste Carnaval. Sejam todos muito bem-vindos ao Carnaval de Rua de Lages 2026.”
Personagens da folia que dão vida ao Carnaval
Além dos desfiles, o Carnaval de Rua é construído por personagens que mantêm viva a tradição: integrantes de blocos, ritmistas, organizadores, costureiras, músicos e foliões que, ano após ano, ajudam a escrever a história da festa. São essas pessoas que estarão em destaque ao longo da programação e que representam a essência do Carnaval lageano.

O jornalista e estudante de Odontologia, Diony Sousa, que tem o Carnaval como parte da sua história de vida, desfilou nesta sexta-feira ao lado da mãe e do irmão e destacou a relação familiar construída a partir da festa.
“O Carnaval sempre esteve muito presente na minha vida. Eu cresci com a minha casa cheia nessa época do ano, com fantasias, purpurina, brilho, muito brilho. Tudo isso faz parte da minha história. Depois de mais de 20 anos, voltar a desfilar ao lado da minha mãe tem um significado enorme. É reconhecer o quanto o Carnaval construiu a história da nossa família. Os meus melhores momentos de infância estão ligados a essa festa, e para ela também. Hoje, meu irmão estava na bateria, onde também cresceu desde criança. Minha irmã não pôde estar presente, mas acompanhou tudo, filmando. É uma felicidade imensa, difícil de descrever.”, relata.

Escolas de samba desfilam neste sábado
A programação do Carnaval de Rua de Lages continua neste sábado (7 de fevereiro), também a partir das 20h, com os desfiles das escolas de samba. Entram na avenida, nesta ordem, Princesa Isabel, 7 de Setembro, Acadêmicos da Brusque, Leões da Serra, Protegidos de São Carlos e Unidos do Ritmo Castro Alves (Urca), que encerra a noite.

“A noite desta sexta mostrou a força do nosso Carnaval de Rua. Agora, o convite é para que a população volte à avenida neste sábado e prestigie o desfile das escolas de samba, que preparam um grande espetáculo para encerrar a programação”, convida a superintendente da Fundação Cultural de Lages, Carla Zonatto.
O Carnaval de Rua 2026 é uma realização da Liga das Escolas de Samba de Lages (Liesla), com convênio do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), e conta com apoio institucional da Prefeitura de Lages, via Fundação Cultural de Lages (FCL).
