logo RCN
Facebook
YouTube
Instagram
WhatsApp

Baixa adesão à vacina da gripe em Lages acende alerta na Saúde Municipal

23/06/2025 15:01

' ' : ' '

A Secretaria de Saúde de Lages manifesta preocupação com os baixos índices de vacinação contra a gripe (influenza) no município, principalmente entre os grupos prioritários. Até o momento, foram aplicadas 39.429 doses no público geral, mas a cobertura entre idosos, gestantes e crianças segue muito abaixo do esperado.

A gerente de imunização da Vigilância Epidemiológica de Lages, Kelly Paes, em entrevista à Rádio Clube, chamou atenção para a baixa procura, em especial entre as crianças. A meta para menores de 6 anos é de 11.819 doses, porém apenas 2.921 foram aplicadas, o que corresponde a uma cobertura de apenas 24,71%. O dado preocupa diante do aumento de internações pediátricas por doenças respiratórias graves na cidade.

Para tranquilizar os pais sobre a atualização do calendário vacinal ao buscar a dose da gripe, Kelly explicou que as unidades de saúde avaliam a carteirinha e, quando possível, iniciam a regularização das vacinas pendentes, em comum acordo com os responsáveis.

Como estratégia para ampliar o acesso e melhorar os índices, a Secretaria de Saúde estendeu horários em algumas unidades: São Miguel (24/06, das 18h às 22h), Vila Mariza (24/06, das 17h às 21h) e a sala de imunização da Vigilância Epidemiológica (27/06, até as 22h). O “carro da vacina” também percorre os CEIMs às terças e quintas-feiras, levando a imunização mais perto das famílias. Kelly Paes reforça o apelo: “Vacinar é um ato de amor. É um direito da criança e uma responsabilidade dos pais. Não queremos ver nossas crianças hospitalizadas nem indo a óbito.”

A população deve procurar as unidades básicas de saúde ou a central de vacinação para garantir a proteção contra a gripe e manter o calendário vacinal em dia, fortalecendo a saúde coletiva.

Fonte: Rádio Clube de Lages

mais sobre:

Deixe uma resposta

publicidade