Aulão de defesa pessoal reforça combate à violência contra a mulher no mês Agosto Lilás

' Fotos: Silvana Mateus' : ' '
A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria da Saúde promoveu na tarde desta terça-feira (19), um Aulão de Defesa Pessoal para a população do bairro Santa Mônica. A atividade foi realizada na Associação de Moradores, através do Grupo Viva Bem, e compõe a Campanha Agosto Lilás, pelo fim da violência contra a mulher.
A iniciativa tem como objetivo capacitar mulheres e comunidade em geral, para situações de risco, ensinando técnicas simples e eficientes que podem ser utilizadas em casos de emergência. A aula ministrada pela enfermeira pós-graduada em Urgência e Emergência e profissional Soldier of Christ - Black Belt, Susana Farias e pelo instrutor de jiu-jítsu, Edgar Farias, abordou movimentos de forma lúdica e acessível, facilitando o aprendizado das participantes.
A gestora e enfermeira da UBS, Tatiane Matos, destacou que ações como essa vão além do aspecto educativo, pois promovem bem-estar, socialização e acolhimento. “Proteger é também oferecer ferramentas para que as pessoas se sintam seguras. Essas aulas reforçam nosso compromisso para garantir acolhimento e proteção em todos os espaços”, afirma.
Além da roda de conversa, os participantes contaram com sessões auriculoterapia - tratamento que promove o equilíbrio físico e emocional por meio da estimulação de pontos específicos da orelha.
A senhora Joceli de Liz Trindade, 76 anos, foi acompanhada da irmã Juraceli Tives de Liz. “É muito bom participar desse grupo, a gente sai da rotina de casa e ainda aprende sempre alguma coisa, ainda mais quando se trata da violência contra mulher, sempre conhecemos alguém que passa ou passou por isso”, comenta.

O Grupo Viva Bem visa promover qualidade de vida para os adultos e idosos atendidos pela Unidade de Saúde do bairro Santa Mônica, buscando fortalecer a saúde física, mental, emocional e social. Os encontros acontecem uma vez ao mês na Academia da Saúde do Santa Mônica, com temas sugeridos pelos próprios participantes, valorizando o protagonismo, os saberes e as vivências de cada um.
Fonte: Prefeitura Municipal de Lages