Jardim Sensorial da Escola José Pinto Sombra: ideia inclusiva e sustentável

' ' : ' '
A EEB- Gen. José Pinto Sombra além de ser uma escola de referência no bairro Guarujá, se destaca por seus projetos que abraçam a diversidade e a sustentabilidade, um desses projetos dentro da escola que ganhou grande prestígio foi o Jardim Sensorial. O Projeto do Jardim iniciado pela Professora de Português Sandra Maria Rosa e realizado juntamente com os alunos, tem como principal objetivo ser uma atividade alternativa e recreativa para os alunos do colégio que possuem algum tipo de deficiência ou condição especial, o jardim sensorial é um espaço que estimula os sentidos humanos através do contato com plantas, para promover a educação ambiental e a inclusão social.
A iniciativa ocorreu a partir de um outro projeto de inclusão que já havia sido feito no colégio também pela Professora Sandra anteriormente, que eram as placas sinalizando as salas e espaços do colégio com imagens e figuras em libras. Após isso Sandra começou a pesquisar outros trabalhos que fossem inclusivos e que trabalhassem a reciclagem e o meio ambiente, no meio das pesquisas ela encontrou o Jardim e apresentou aos alunos que de imediato aprovaram e se ofereceram para ajudar. Obteve também a colaboração do Professor Deivid Moreira na realização da planta do projeto.
O único gasto para o projeto foi de eternit comprados pela professora, “Nós trabalhamos com a ideia de utilizar o material reciclado, porque ele já faz parte da educação dos alunos, além disso, houveram algumas madeireiras que ajudaram com doações”, relata.
A ajuda dos alunos e da comunidade foi imprescindível, muitos trouxeram materiais de casa para ajudar na construção e também colocaram “a mão na massa”.
O jardim conta com hortas que são mantidas pelos alunos, carrinho feito de pallet e diversas outras atividades que estimulam o olfato, a audição, o tato, o paladar. Sandra destaca o contato dos estudantes com a natureza, “Ali eles podem plantar, molhar as plantinhas, não é apenas estar com os olhos vendados, com o tato e pronto. É uma forma de ter um contato com a Terra, com a natureza.”
Após três meses o Jardim estava finalizado, não apenas os alunos com alguma deficiência se beneficiaram como também a escola como um todo, o jardim se tornou um sucesso e todas as crianças ficam ansiosas para o dia de ir até lá. Além de ser uma brincadeira alternativa no cotidiano escolar, se torna também um estímulo no desenvolvimento cognitivo das crianças. A professora frisou que durante a reforma da escola pretendem ampliar o jardim devido ao sucesso e incluir novas atividades, “Agora nós estamos pensando em ampliar ele, temos espaço para ampliar e fazer uma parte com areia, é o que pretendemos”, comentou.
👉ASSINE AGORA E RECEBA EM CASA SEU JORNAL: (49) 3191-0959.
📲 ACOMPANHE TAMBÉM AS NOSSAS REDES SOCIAIS:
INSTAGRAM - https://www.instagram.com/domomentolages
FACEBOOCK - https://www.facebook.com/domomentolages
📌 - ACESSE NOSSO GRUPO DE WHATSAPP:
https://chat.whatsapp.com/IWzHWQUaQ9gDQDsc5UsgpH