Defesa Civil de SC descarta tornado no Oeste Catarinense

' ' : ' '
O vendaval que atingiu o Oeste de SC entre a noite de domingo (22) e a madrugada desta segunda (23) causou destruição em várias cidades — como Abelardo Luz, Xanxerê, São Miguel do Oeste e Descanso. Mas, apesar da intensidade, a Defesa Civil descartou a formação de um tornado.
De acordo com o órgão, o fenômeno foi provocado por uma “linha de instabilidade”, com rajadas de vento que ultrapassaram os 80 km/h em grande parte da região. Em Abelardo Luz, os ventos podem ter passado dos 100 km/h.
As imagens dos estragos impressionam: casas destelhadas, escolas e postos de saúde alagados, ruas bloqueadas por árvores e postes, além de quedas de energia e granizo. Só em São Miguel do Oeste, mais de 150 residências foram afetadas.
Apesar da suspeita de tornado levantada por moradores e até por prefeitos, os técnicos explicaram que o padrão do evento não indica rotação nem trilhas de destruição típicas de um tornado. A Defesa Civil já havia emitido alertas desde sexta-feira.
Equipes seguem atuando nas áreas atingidas, com entrega de lonas, limpeza de vias e tentativa de restabelecer energia elétrica. Felizmente, não há registros de feridos ou mortes.
Fonte: Jornal A Razão
Foto: NSC Total