Udesc Lages reforça ações de vigilância e amplia medidas de segurança no campus

' ' : ' '
O Diretor do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Lages, professor Andre Thaler Neto, cumpriu nesta quarta-feira, 20, uma agenda voltada ao caso de abigeato ocorrido no campus no dia 14. Em entrevista pela manhã e em reunião à tarde, ele abordou detalhes do ocorrido e as implicações relacionadas à segurança no local.
Pela manhã, professor Thaler participou do programa Clube Interativa, em entrevista com radialista Rodrigo Silvério, na Rádio Clube de Lages. Ele mencionou o histórico de furtos e o ataque ao animal, o andamento das investigações, o apoio recebido da polícia e o reforço das ações de segurança no CAV. Os ouvintes interagiram e relataram casos semelhantes registrados na cidade. “A sociedade ficou bastante consternada e tem se mostrado muito solidária diante da situação”, comentou Thaler.
À tarde, no Salão de Atos do Centro de Ciências Agroveterinárias, o professor conduziu uma conversa com acadêmicos representantes dos cursos de graduação, sobre as medidas de segurança adotadas pela Universidade. Entre elas, estão a ampliação do número de câmeras de vigilância e a implantação de novos modelos de iluminação. “O fato ocorreu em uma das áreas mais remotas do nosso campus, que são naturalmente mais desafiadoras em termos de vigilância. Por isso, adotamos medidas emergenciais, como a realocação dos animais, a instalação de câmeras fixas e o reforço com câmeras do tipo speed*, além das câmeras giratórias já existentes nesses locais”, explicou o diretor.
*Tipo de câmera de vídeo que possui zoom óptico, movimenta-se em 360º e é controlada remotamente por uma central de vigilância
Atuação da vigilância dentro do CAV

Atualmente, o campus conta com dois vigilantes durante o dia e quatro à noite, além de 53 câmeras instaladas em pontos estratégicos, especialmente no período noturno, que é o momento de mais vulnerabilidade. A universidade reforça que, caso alguém saia de um prédio e não se sinta totalmente seguro, pode entrar em contato com a guarita ou com o monitoramento 24 horas, que fará o acompanhamento por meio das câmeras. Neste caso, após o contato, o vigilante que faz ronda de moto também pode deslocar para acompanhar as pessoas até a saída.
Algumas medidas são fundamentais para evitar a entrada de pessoas não autorizadas nas dependências do CAV. Para garantir a segurança do campus, o técnico universitário de execução da Coordenadoria de Serviços Gerais, Luciano Schweitzer, solicita que, no caso de os alunos pedirem lanches, a entrega seja feita na guarita. “Se necessário, um de nossos vigilantes pode acompanhá-los até lá, entretanto, se o aluno preferir receber o pedido no local onde está, é obrigatório avisar a guarita pelo telefone, para que o profissional tenha conhecimento da entrega e possa realizar o controle de acesso de forma adequada”, informa Luciano.
Os ramais para contatos feitos de dentro dos prédios do CAV são: 99161 para a guarita, e 99293 para a central de monitoramento 24 horas. Em necessidade de contatá-los de fora dos prédios (por ligação de celular), os telefones são, respectivamente, (49) 3289-9161 e (49)3289-9293. O horário de abertura do portão da frente é às 5h e o de fechamento é às 23h, já o portão lateral, que fica localizado na Rua Paulo Alves de Liz, abre às 07h e fecha às 21h.
Serviço:
Guarita do CAV: Ramal 99161/ Telefone (49) 3289-9161
Monitoramento 24 horas: Ramal 99293/ Telefone (49)3289-9293
Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
Andressa Küster*
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
*Sob supervisão da jornalista Carla Torres