PM
PMs do 33º BPM participam de instrução de Spark

' ' : ' '
Nesta terça-feira, 26, os policiais militares do 33º BPM participaram da instrução para uso de dispositivo elétrico incapacitante, modelo Spark, em Curitibanos.
31 policiais militares dos sete municípios que compõem o 33º BPM participaram da instrução que foi ministrada pelo Major Álvaro Josué Moraes Paes e forneceu o treinamento teórico e prático necessário para operar segura e eficientemente os dispositivos elétricos incapacitantes.

Spark é um dispositivo elétrico incapacitante que atua sobre o sistema neuromuscular. Sua ação causa desorientação, fortes contrações musculares e queda do indivíduo, incapacitando-o enquanto estiver sob a ação do dispositivo elétrico incapacitante.
A arma possui dois dardos, que são lançados através de um fino fio condutor elétrico. Eles são acionados, fixados na pele da pessoa e emitem uma descarga elétrica. O ciclo de choque, em contato com o corpo, dura até 5 segundos e pode ser repetido se necessário. A descarga elétrica age no sistema sensorial e o corpo relaxa, facilitando a abordagem ou prisão.
O comandante do 2º CRPM, coronel Newton Fernando Ayres dos Anjos, esteve presente e destacou a importância do constante aprimoramento técnico-profissional. Ao fim do treinamento, o comandante do 33º BPM, tenente-coronel Ricardo de Jesus Machado, fez a entrega de uma menção honrosa em agradecimento ao Major Álvaro Josué Moraes Paes pelos serviços prestados à instituição.