Madeira de espécie ameaçada de extinção e serraria móvel são apreendidas em Correia Pinto

' ' : ' '
Nesta terça-feira, 23, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do Comando da Polícia Militar (CPMA), realizou uma ação de fiscalização ambiental no Assentamento 25 de Março, interior do município de Correia Pinto. A operação resultou na apreensão de grande quantidade de madeira nativa da espécie Araucaria angustifolia (pinheiro-brasileiro), classificada como ameaçada de extinção, além do desmantelamento de uma operação ilegal de extração e beneficiamento de madeira.

Durante patrulhamento, a guarnição foi informada sobre o corte ilegal de árvores nativas na região. No local, os policiais constataram a supressão de vegetação nativa e o processamento clandestino de madeira. Foram apreendidas 50 toras de pinheiro-brasileiro, totalizando 18,48 metros cúbicos de madeira, além de 15 tábuas (0,19 m³) e cerca de 73,92 estéreos de resíduos do beneficiamento, como costaneiras e aparas.
Uma serraria móvel em operação também foi localizada e apreendida.

O Assentamento 25 de Março tem registrado diversas ocorrências de supressão ilegal de vegetação nativa, motivo pelo qual a Polícia Militar está intensificando as ações de fiscalização na região com o objetivo de coibir danos ambientais e responsabilizar os infratores.
Os responsáveis pela área e pelas atividades ilegais foram identificados e intimados a comparecer no quartel para prestar esclarecimentos. O caso será encaminhado para os procedimentos administrativos e criminais cabíveis, conforme prevê a legislação ambiental vigente.