logo RCN
Facebook
YouTube
Instagram
WhatsApp

Lages apresenta iniciativas pioneiras no combate à violência contra a mulher em seminário internacional na Alesc

08/08/2025 23:23

' ' : ' '

O município de Lages, por meio da Secretaria de Políticas para a Mulher e para o Idoso, teve participação expressiva no Seminário Internacional de Observatórios da Violência conta a Mulher, sediado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), entre os dias 6 e 7 de agosto, com a apresentação de políticas inovadoras e dados sobre a atuação da Secretaria na cidade, única do gênero em Santa Catarina.

Durante a mesa de debates intitulada “Dados e Políticas Públicas em prol das mulheres: transformando decisões para um futuro mais justo”, a secretária municipal de Políticas para a Mulher e para o Idoso, Suzana Duarte, destacou as ações pioneiras implementadas em Lages, como o Estatuto da Mulher Lageana e a Casa de Apoio Rosalina Maria Rodrigues, que acolhe vítimas de violência. “Foi uma experiência incrível e um momento muito importante em que pudemos mostrar as nossas conquistas nestes sete meses em que estamos à frente da secretaria, assim como os desafios que enfrentamos, reforçando a necessidade de que as leis existentes saiam do papel e sejam, efetivamente, aplicadas”, afirma.

O evento, promovido pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público e pelo Núcleo de Inclusão e Políticas Públicas da Escola do Legislativo, reuniu 200 participantes e apresentou números preocupantes. Dados do Observatório da Violência contra a Mulher em Santa Catarina mostram que, somente em 2024, foram registradas mais de 79 mil ocorrências relacionadas a crimes contra mulheres, com 57 feminicídios. Informações do Conselho Nacional de Justiça apontam que o número de processos de feminicídio julgados no Brasil aumentou mais de 225% nos últimos cinco anos.

Ao longo seminário, especialistas, autoridades e representantes de observatórios nacionais e internacionais discutiram a importância de transformar esses dados em políticas públicas efetivas e de ampliar a presença das mulheres nos espaços de decisão. “Com as iniciativas e boas práticas aplicadas em Lages, pudemos mostrar que é necessário, sim, haver mais conscientização, mais respeito, uma comunicação efetiva e de ações que funcionem para a prevenção e não apenas nos momentos em que a mulher sofre algum tipo de violência. A campanha deste mês de agosto está aí para nos lembrar que precisamos lutar todos os dias contra todos os tipos de violência contra a mulher e o tema deve estar em evidência não apenas em casos de grande repercussão, mas como pauta constante de conscientização permanente”, destaca Suzana.

Lages continua sendo a única cidade de Santa Catarina a ter uma Secretaria voltada às Políticas para a Mulher e para o Idoso e a participação no Seminário foi ainda mais relevante por colocar o município em um cenário internacional. Além do Brasil, com a participação da secretária-executiva do Ministério das Mulheres, Eutália Barbosa Rodrigues Neves, da Vice-Reitora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Joana Célia dos Passos, e da Deputada Estadual Luciane Carminatti, estiveram presentes representantes de países como Argentina e Uruguai, que compartilharam experiências sobre coleta e análise de dados e implementação de políticas públicas para as mulheres.

Neste sentido, Lages segue se consolidado como referência estadual e nacional na luta contra a violência de gênero. “Somos precursores no estado com a nossa Secretaria e também e pioneiros na criação de um Estatuto específico para garantir direitos e proteção às mulheres. Isso mostra que trabalhamos com seriedade e extremo respeito a quem mais precisa e, com o apoio integral da prefeita da Carmen Zanotto, seguimos evoluindo nesse trabalho de combate à violência de gênero”, finaliza a secretária Suzana.


mais sobre:
Previous Next

Deixe uma resposta

publicidade