Jovens acolhidos conhecem indústrias e Senai em projeto que incentiva futuro profissional

' ' : ' '
Oito adolescentes de Lages e Bocaina do Sul participaram de visitas técnicas a indústrias e ao Senai por meio do programa Novos Caminhos, que busca ampliar oportunidades e promover a inclusão social de jovens em situação de acolhimento institucional. A iniciativa levou o grupo às empresas Vossko do Brasil e SuperFrut, além de apresentar cursos e formações disponíveis na unidade do Senai, em Lages.

Na SuperFrut, tradicional indústria lageana do setor de sorvetes, os jovens acompanharam de perto o processo produtivo e foram recepcionados pela diretora Cláudia Madalosso, que destacou a importância da aproximação com o mercado de trabalho. Já na Vossko, especializada em alimentos congelados, os adolescentes conheceram a estrutura de uma empresa moderna e inovadora, encerrando a visita com um almoço preparado com produtos da marca. O roteiro foi concluído no Senai, onde os participantes tiveram contato com instrutores e cursos técnicos, despertando interesse por novas possibilidades profissionais.

As atividades contaram com a presença do juiz da Vara da Infância e Juventude de Lages, Ricardo Alexandre Fiúza, que ressaltou o impacto positivo das experiências na formação cidadã e no estímulo ao futuro dos adolescentes. Também acompanharam as visitas representantes da Fiesc, do Poder Judiciário e das casas de acolhimento, reforçando o caráter colaborativo do programa, que une instituições públicas e privadas em prol da construção de oportunidades para jovens em situação de vulnerabilidade.