BUSCAS
Bombeiros procuram menino de 11 anos que desapareceu em rio em Ituporanga

' ' : ' '
Um menino de 11 anos, quando nadava com amigos, durante a tarde de domingo (07), desapareceu nas águas de um rio no município de Ituporanga.
Segundo informações repassadas pelos bombeiros, a corporação foi acionada por volta das 13h40. Iniciando de imediato as buscas pelo garoto desaparecido, utilizando garateias (equipamento de pesca com vários anzóis). No decorrer da tarde. um mergulhador de Rio do Sul, chegou ao local e iniciou a busca subaquática.
Foi utilizada sem sucesso a técnica de leque em uma extensão de aproximadamente 35 a 40 metros do ponto onde a vítima foi avistada pela última vez. As buscas foram encerradas no final da tarde e serão retomadas na manhã de segunda-feira (8). O Corpo de Bombeiros informou que familiares do menino acompanharam o trabalho de resgate e foram orientados sobre os procedimentos já realizados e os próximos passos que serão realizados.
Como evitar incidentes
Na temporada de verão, com a alta temperatura, se torna comum a procura por piscinas, rios, açudes e praias com intuito de se refrescar. Mas muito cuidado nessa hora para evitar acidentes aquáticos.
O Capitão do 5º Batalhão de Bombeiro Militar de Lages, Thiago da Silva, repassa dicas para tornar o seu veraneio mais seguro. Pois mesmo em clima de férias e diversão, é importante não descuidar e aproveitar com segurança.

Prestar atenção na cor das bandeiras na casa dos Guarda Vidas e na beira da praia. Bandeira verde e sinal de praia propícia para banho, bandeira amarela risco médio de afogamento, bandeira vermelha alto risco de afogamento, bandeira preta posto de guarda-vidas desativado e bandeira lilás presença de água viva no local.
Procure nadar perto de um posto guarda-vidas ativo e tenha atenção redobrada às crianças. Ao ver alguém se afogando, não se jogue na água. Você pode se tornar outra vítima. Neste caso, chame o socorro ou jogue algo flutuante que a vítima possa se agarrar e acione o Guarda Vidas ou ligue 193.
Já se você estiver se afogando, a dica é manter a calma, tentar boiar e chamar por socorro, além de tentar nadar paralelamente à praia, onde pode encontrar uma bancada de areia.

o ideal é tomar banho em locais rasos e sem correnteza. Antes de mergulhar, certifique-se da profundidade do local e não ente na água após ingerir bebidas alcoólicas ou se alimentar.
Ir ao rio com amigos ou familiares e nunca sozinho. Dar preferência a locais em que tenham guarda-vidas, atentando-se às sinalizações.