Facebook
YouTube
Instagram
WhatsApp

Abigeato: Vaca prenhe abatida no campus da Udesc em Lages

24/08/2025 18:01

' ' : ' '

Uma vaca prenhe do Centro de Ciências Agro veterinárias (CAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) foi abatida ilegalmente na madrugada desta quinta-feira (18), dentro do campus localizado no Bairro Conta Dinheiro, em Lages. O animal foi decapitado, esquartejado e teve partes da carcaça encontradas por um funcionário por volta das 10h, na área do Tambo, setor que concentra gado leiteiro, estufas e experimentos da instituição.

O professor Henrique Ribeiro Mendonça Filho, do curso de Medicina Veterinária, registrou boletim de ocorrência na 2ª Delegacia da Polícia Civil. Ele informou que foi encontrado um buraco sob o muro que delimita a área do CAV, possivelmente utilizado pelos criminosos. Por segurança, todo o gado foi recolhido de uma área de cerca de cinco hectares. Segundo o docente, o crime afeta diretamente o andamento de disciplinas e projetos acadêmicos ligados à bovinocultura, reprodução e clínica de grandes animais, impactando mais de uma centena de estudantes.

Casos de furto e abigeato são recorrentes no CAV, conforme o professor Clóvis Gewehr, diretor de Extensão. Ele lembra que estufas, portões e telas já foram levados ao longo dos anos, além de registros de crimes contra a suinocultura. O diretor do CAV, professor André Thaler Neto, pede providências policiais e reforça o apelo à comunidade por informações que ajudem na investigação. Contatos podem ser feitos com a Polícia Civil ou diretamente com a Udesc em Lages, pelo telefone (49) 3289-9101.


mais sobre:
Previous Next

Deixe uma resposta

publicidade