Unidade Básica de Saúde do bairro São Pedro realiza ação “Agosto Dourado” sobre amamentação

' ' : ' '
Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro São Pedro, realizou na tarde desta quinta-feira (7 de agosto), uma ação de incentivo e orientações para fortalecer a amamentação, voltada especialmente para os profissionais que atuam na unidade. Essas ações são essenciais para promover a saúde e o bem-estar das mães e bebês, além de fortalecer o apoio à amamentação na comunidade.

A ação faz parte do projeto da Secretaria da Saúde em educação permanente, que acontece durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A capacitação contou com a presença de 20 profissionais e teve como objetivos qualificar os participantes para a atenção e cuidado às mães e incentivar a prática de ações que garantam a amamentação.

O mês de agosto foi designado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como Dourado por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. A campanha foi instituída pela Lei nº 13.435/2017, que determina a intensificação de ações intersetoriais de conscientização ao longo do mês.

A palestra aconteceu na unidade de saúde e contou com a participação da enfermeira obstetra, Patrícia Citadin Dutra, que falou sobre os benefícios da amamentação, tanto para a mãe quanto para o bebê, e explicou como funciona a produção de leite e a anatomia da amamentação.
A capacitação abrange diversas áreas e níveis, desde o desenvolvimento de habilidades técnicas até a promoção da empatia e da escuta ativa, elementos cruciais para um bom atendimento ao público
Benefícios da Amamentação
Para a mãe
Reduz o risco de hemorragia pós-parto
Fortalece o vínculo mãe e bebê
Auxilia na perda de peso pós-parto
Diminui o risco de câncer de mama e ovário
É mais prático, não precisa levar e preparar mamadeiras, já está na temperatura ideal
Para o bebê
Diminui os riscos de infecções respiratórias, alergias e diarreia
Riquíssimo em anticorpos
Diminui o risco de obesidade, hipertensão e diabetes
Contribui para o desenvolvimento cognitivo
Aumenta o vínculo mãe e bebê
É perfeito para o seu bebê, pois se adapta as necessidades dele, modificando quantidade de proteínas, gorduras, vitaminas, anticorpos entre outros
Para o planeta
É uma fonte sustentável
Não gera lixo e resíduos
Reduz custos para o sistema de saúde, pois contribui na prevenção de doenças
Texto e fotos: Silvana Mateus