Facebook
YouTube
Instagram
WhatsApp

Semasa instala mais um reservatório com capacidade para 20 mil litros de água na localidade de Salto Caveiras

16/10/2025 16:10

' Foto: Divulgação' : ' '

Tendo em vista a proximidade da temporada do verão, quando há um aumento significativo na movimentação de pessoas que buscam por opções de lazer e diversão, a prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa) efetivou a instalação de mais um reservatório de água na localidade de Salto Caveiras, pertencente ao distrito Santa Terezinha do Salto Caveiras. A medida contempla o pacote de ações desenvolvido desde o início deste ano para aumentar a cobertura de abastecimento na região e diminuir consideravelmente as incidências de desabastecimento.

O Salto Caveiras recebe grande volume de turistas e visitantes durante o verão, seja para aproveitar passeios em família e amigos, apreciar um bom lambari frito, refrescar-se nas águas do Rio Caveiras, ou ainda aventurar-se nos passeios de moto aquática – os populares Jet Ski. Neste período, a “praia dos lageanos” fica lotada aos finais de semana e, pensando em acabar com a intermitência de abastecimento de água que ocorria desde novembro de 2024, a prefeitura dá mais um passo importante para evitar que aquela comunidade fique desassistida.

Neste sentido, foi instalado na última semana mais um reservatório de água com capacidade para 20 mil litros para atender a comunidade. A instalação deste novo reservatório marca o avanço na infraestrutura de abastecimento de água para a comunidade de Salto Caveiras, garantindo a segurança hídrica da região. “Esta foi mais uma etapa cumprida do nosso compromisso de não deixar faltar água no Salto Caveiras durante o verão e demais meses do ano. Seguiremos atuando em outras frentes para assegurar que os moradores não voltem a passar pelo que passaram na última temporada de verão com o desabastecimento”, avalia a prefeita Carmen Zanotto.


Acompanhe a linha do tempo das melhorias efetuadas em 2025 para a infraestrutura hídrica do Salto Caveiras

De janeiro a março deste ano foram executadas algumas ações pontuais para minimizar a intermitência de abastecimento de água que ocorria desde novembro de 2024. Para isso, foram disponibilizados cerca de 66 mil litros de água potável aos moradores, provenientes do hidrante do Corpo de Bombeiros Militar de Lages, atendendo as cerca de 130 ligações de abastecimento da comunidade.

À época, conforme dados da Semasa e informações dos moradores durante reunião que discutiu providências para acabar com o desabastecimento, o poço artesiano que atende aquela parcela da população possui mais de 20 anos e há muito tempo não passava por serviços de manutenção. Paralelo a isso, o número de consumidores só faz aumentar, tendo em vista o desenvolvimento da região, principalmente como potencial turístico. Diante deste impasse, a Semasa intensificou seus trabalhos para viabilizar a aquisição de equipamentos necessários para garantir maior vazão de água.

Em abril, a prefeita Carmen Zanotto, acompanhada da diretora-presidente da Semasa, Paula Granzotto, entregou os serviços de revitalização do poço artesiano na localidade. Os trabalhos constituíram-se na instalação de um novo dispositivo para bombeamento e mais 19 barras de tubos, para o aumento da vazão de água potável. Com o novo equipamento, o volume de água passou a ser impulsionado aos reservatórios com mais eficácia, resultando no abastecimento pleno, garantindo a capacidade máxima de armazenamento dos (até então) três reservatórios que atendiam aos moradores.

A execução dos trabalhos envolveu a cooperação entre a equipe da Semasa e o Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (Cisama) que possibilitou, de forma ágil, a operação de troca de bombas e dos tubos. Desde então, a nova bomba opera com 100% de sua capacidade. A nova bomba possui 10hp de potência e 114 metros de tubos de duas polegadas cada, totalizando uma profundidade de 116 metros (tubos + bomba), fazendo com que a capacidade de captação de água seja de aproximadamente 3,24L/s, cerca de cinco vezes maior que a vazão anterior.

O que foi feito agora

Com a proximidade de uma nova temporada de verão e calor intenso, mais um reservatório foi instalado na comunidade, aumentando a capacidade de armazenamento, que antes era de 60 metros cúbicos de água, ou seja, 60 mil litros, para 80 mil litros de água. Todos os reservatórios trabalham com capacidade máxima, para garantir e estabilizar o fornecimento de água em todos os períodos do ano, para todos os moradores e comerciantes.

De acordo com a diretora-presidente da Semasa, Paula Granzotto, paralelo a esta melhoria, a Semasa potencializará o abastecimento do Salto com a perfuração de um novo poço artesiano e instalação do sistema de bombeamento que, neste momento, encontram-se em fase de contratação. “Seguimos trabalhando para agilizar toda a documentação necessária para que o serviço de perfuração seja realizado.  Em breve, o novo poço garantirá o abastecimento hídrico de novas unidades consumidoras, pensando no cenário de crescimento da região a longo prazo”, reitera Paula Granzotto.


Texto: Silviane Brum

mais sobre:

Deixe uma resposta

publicidade