Prefeitura de Lages divulga Relatório de Impacto Ambiental (Rima) da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Coxilha Rica

' ' : ' Imagens capturadas do Relatório de Impacto Ambiental (Rima) e arte Audiência Pública: Divulgação'
Por solicitação do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC), a Prefeitura de Lages divulga, tornando público, o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) referente ao empreendimento Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Coxilha Rica, a ser instalada no Rio Pelotinhas, na divisa dos municípios de Capão Alto e Lages, região Sul do Planalto Catarinense. A PCH Coxilha Rica possuirá uma potência total estimada de 18 megawatts (MW).
O Relatório de Impacto Ambiental (Rima) da PCH Coxilha Rica exibe informações detalhadas sobre o projeto, suas etapas e os cuidados ambientais adotados. Consiste em uma leitura essencial para quem quer entender como a geração de energia pode caminhar junto com a preservação do meio ambiente.
A evolução dos parâmetros da qualidade de vida da sociedade aumenta a demanda energética tanto nos países desenvolvidos como nos países em desenvolvimento. Este cenário propicia o aumento de impactos ambientais e a aceleração do esgotamento de fontes renováveis. Deste modo, com o intuito de evitar a insustentabilidade energética, estão em processo de estudos e implantação formas alternativas e viáveis para geração de energia.
Portanto, o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) compreende um documento resumido do Estudo de Impacto Ambiental (EIA), que analisa e avalia as consequências socioambientais de um projeto, ou seja, olha para as possíveis alterações no meio ambiente que pode causar. Como objetivo do Rima, esclarecer a população sobre o tipo de obra pensada, sua localização e sua função na economia local e regional, os potenciais impactos ambientais a ela associados e as medidas previstas para amenizar ou evitar os impactos negativos e potencializar os impactos positivos. O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Coxilha Rica foram elaborados pela empresa Terra Ambiental Consultoria em Meio Ambiente Ltda. [registro no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - Ibama], encomendados por Coxilha Rica, com material digital pronto em abril deste ano de 2025/Florianópolis.
Agora, no próximo dia 18 de novembro, será realizada uma audiência pública para apresentação e discussão do Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto Ambiental da PCH Coxilha Rica, no auditório da Associação Empresarial de Lages (Acil), às 19h. Audiência pública ocorrerá também no município de Capão Alto.
O Relatório de Impacto Ambiental (Rima) da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Coxilha Rica está disponível para visualização, leitura e download de teor completo na Galeria de Arquivos desta matéria e na aba "Editais e Chamamentos" no site oficial da Prefeitura de Lages - Editais e Chamadas Públicas/Chamamentos Públicos.
Fonte: Prefeitura Municipal de Lages
