Novo formato da Festa do Pinhão conquista o público e atinge quase 90% de satisfação

' ' : ' '
A Secretaria Municipal de Turismo conduziu uma pesquisa para avaliar a satisfação do público com a 35ª edição da Festa Nacional do Pinhão. Os dados foram coletados nos dias 14, 17,18 e 19 de junho e a mudança no formato do evento foi aprovada com quase 90% dos entrevistados afirmando que pretendem voltar nas próximas edições.
Com atrações concentradas em quatro pontos da cidade, a Festa do Pinhão aconteceu de 6 a 22 de junho e foi marcada por inovações e grande presença do público, consolidando-se como um dos eventos mais queridos e bem avaliados da Serra Catarinense. “Precisamos ouvir a nossa população e o público geral para podermos, nos próximos anos, entregar um evento ainda mais acolhedor, resgatando nossa cultura e as raízes do povo lageano e serrano. A Festa do Pinhão é de todos e essa pesquisa de satisfação mostrou que estamos no caminho certo em fazer um evento familiar, que traz as pessoas para o coração da cidade, mas que podemos fazer mais e melhora-la a cada ano”, avalia a prefeita Carmen Zanotto.
Aplicada em parceria com seis estudantes do curso técnico em Hospedagem da Escola de Educação Básica (EEB) Zulmira Auta da Silva, do bairro Popular, sob a responsabilidade da professora Diana Barros Felisbino, a pesquisa ouviu 477 pessoas. O levantamento oferece dados sólidos sobre o perfil do público, os pontos positivos do evento e sugestões para as próximas edições.
Neste novo formato, a Festa trouxe atrações artísticas e culturais no Recanto do Pinhão Aracy Paim no calçadão da Praça João Costa – resgatando o valor no nativismo e música tradicionalista – cinco shows nacionais gratuitos no Estádio Municipal Vidal Ramos Júnior, apresentações dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) no palco Raízes montado no espaço coberto da Rua Nereu Ramos e apresentações alternativas de Pop Rock, Sertanejo e MPB no Mercado Público Municipal.
A proposta ousada de mudar o formato e os espaços de uma das celebrações culturais mais importantes da Serra Catarinense, de acordo com a turismóloga e secretária de Turismo, Ana Vieira, caiu no gosto do público. “A aprovação do novo formato e o alto índice de retorno mostram que estamos no caminho certo. A Festa do Pinhão é um dos maiores eventos culturais do Sul do Brasil e agora segue renovada, mais inclusiva e cada vez mais conectada com os desejos do público”, aponta Ana.
O levantamento foi realizado presencialmente em diversos pontos do evento e os dados coletados revelam não apenas a receptividade do público com a reestruturação, mas também a fidelidade à Festa que se consolida a cada ano como um dos maiores atrativos culturais e turísticos de Santa Catarina.
O executivo de Comunicação Social da prefeitura de Lages e integrante da Comissão Central Organizadora (CCO) da 35ª Festa Nacional do Pinhão, Diogo Schimitz, comenta que além dos dados apontados na pesquisa, o retorno espontâneo e imediato da população foi o que mais marcou. “Durante os dias de Festa fomos abordados inúmeras vezes nas ruas por pessoas que, de forma genuína, elogiaram o modelo adotado. Esse feedback direto gerou conteúdo, conversa e debate. A pesquisa apenas reforça o que vivenciamos na prática: o formato adotado foi acolhedor, fez com que as famílias se sentissem seguras e as atrações escolhidas, aliadas à organização e à limpeza, foram fundamentais para o sucesso do evento”, relata.
De acordo com dados fornecidos pela Polícia Militar, aproximadamente 250 mil pessoas circularam pela Praça João Costa ao longo do evento. No Estádio Vidal Ramos Júnior, conforme informações da empresa Ingresso Nacional, os shows nacionais gratuitos reuniram um público estimado em 61.300 pessoas, no período de cinco dias de atrações.
Entre os dados levantados, a pesquisa apontou o perfil do visitante, renda familiar, grupo majoritário que veio em família ou com amigos, comportamento e satisfação, segurança, limpeza, além de sugestões para ações futuras infraestrutura e experiência, confira os principais as informações apontadas na pesquisa:
Aprovação de 76,3% do público à mudança de local da Festa
Com o protagonismo do Recanto do Pinhão Aracy Paim no calçadão da Praça João Costa, principalmente por ser palco da 23ª Sapecada da Serra Catarinense e da 31ª Sapecada da Canção Nativa, assim como os grandes shows gratuitos no Estádio Vidal Ramos Júnior, a mudança de local do evento agradou a maioria dos participantes. Quando perguntados sobre o novo formato, 33,5% avaliaram como “ótimo” e 42,8% como “bom”, totalizando 76,3% de aprovação direta à proposta adotada em 2025.
Somente 3,8% dos entrevistados consideraram o novo modelo “ruim” e 2,9% como “péssimo”, o que demonstra que a rejeição à mudança foi mínima. Esta foi uma questão-chave para avaliar a percepção direta sobre a mudança de local e o novo formato da festa, contribuindo para entender se a alteração foi bem recebida ou precisa de ajustes.
Segurança, infraestrutura e gastronomia foram bem avaliadas pelos visitantes
A organização do evento também foi bem avaliada em setores fundamentais para o conforto do público:
- Segurança: 92% de aprovação (48,8% “ótimo”, 43,2% “bom”);
- Infraestrutura geral: 81,9% de aprovação;
- Limpeza: 87% avaliaram positivamente;
- Gastronomia e bebidas: 76,5% de aprovação.
A percepção positiva do público mostra que a experiência da festa vai além dos shows, envolvendo também bem-estar, comodidade e cuidado com o ambiente.
Festa mostra potencial turístico e cultural de Lages
A movimentação durante os dias da Festa Nacional do Pinhão reforça o impacto do evento para o turismo local. Segundo dados da Polícia Militar, aproximadamente 250 mil pessoas circularam pela Praça João Costa, enquanto mais de 61 mil participaram dos shows nacionais no estádio, conforme dados da empresa Ingresso Nacional.
Apesar da predominância de moradores de Lages entre os entrevistados na pesquisa (360 pessoas), visitantes de outras cidades catarinenses e de estados como Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e até de fora do país (Uruguai) marcaram presença, o que reafirma o potencial da festa como atração nacional e internacional.
Evento se consolida como patrimônio da Serra Catarinense
Um dos dados mais relevantes da pesquisa foi a intenção de retorno: quase 90% dos participantes afirmaram que pretendem voltar à Festa do Pinhão em edições futuras. O número expressa o alto nível de satisfação do público em relação à experiência vivida.
Outro dado importante é que 72,3% dos entrevistados já participaram do evento mais de duas vezes, mostrando que a Festa não apenas atrai, como também fideliza seu público ao longo dos anos.
Os entrevistados também deixaram sugestões construtivas para as próximas edições. “É fundamental sabermos o que realmente o público da Festa do Pinhão pensa e o que espera de melhorias para a próxima edição, por isso, cada uma das sugestões elencadas serão criteriosamente avaliadas e atendidas”, argumenta Ana.
Entre as sugestões para ações futuras, infraestrutura e experiência destacam-se:
- Ampliar áreas cobertas, espaço de circulação, assentos e acessibilidade;
- Diversificar programação musical e melhorar gastronomia;
- Criar aplicativo da festa e reforçar presença digital e marketing;
- Estimular integração com cidades vizinhas para o turismo e economia.
Com um índice de aprovação expressivo e uma intenção de retorno próxima de 90%, a Festa do Pinhão 2025 demonstrou que inovação e tradição podem caminhar juntas. A nova proposta agradou ao público, manteve a essência cultural do evento e abriu espaço para melhorias contínuas. “Os dados da pesquisa fornecem um diagnóstico preciso para a organização do evento que agora tem em mãos um mapa claro das percepções e expectativas do público. Lages celebra não apenas o pinhão, ou a injeção econômica, mas também o sucesso de um evento que se reinventa, sem perder suas raízes”, finaliza Ana.
Texto Silviane Brum
Fotos: Fernando Moraes