Estudante se destaca no Street Dance e conquista prêmio regional no Dança Catarina 2025

' Foto: Fábio Pavan' : ' '
Isadora da Costa de Souza, estudante da Emeb Aline Giovana Schmitt, gosta de se expressar e vivenciar o mundo através da dança. A lageana foi eleita Bailarina Destaque, na categoria Infantil, da Final Regional Centro-Oeste do Festival Escolar Dança Catarina 2025, disputado em Lages, no mês de outubro. Uma paixão que vem de família
O Street Dance (Dança de Rua) começa nos Estados Unidos (EUA), nas ruas e festas dos guetos (como o Bronx), em Nova Iorque, nos anos 1970. É uma das quatro expressões culturais do movimento Hip Hop (junto com Grafite, DJ - Disc Jockey - e MC - Master of Ceremonies). Surgiu da necessidade de jovens afro-americanos criarem uma “voz” e se manifestarem, com estilos, como, B-boying (Breaking) e Popping/Locking, vindo da Califórnia, evoluindo a partir do Funk e Soul, e se popularizou no mundo todo com o Hip Hop e Michael Jackson.
É no embalo do Street Dance e do Hip Hop que uma lageana de 12 anos, estudante da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Aline Giovana Schmitt, no bairro Guarujá, gosta de se expressar e vivenciar o mundo ao seu redor. Isadora da Costa de Souza foi eleita Bailarina Destaque, na categoria Infantil, da Final Regional Centro-Oeste do Festival Escolar Dança Catarina 2025. A jovem conseguiu o feito competindo contra mais de 500 bailarinas de sua idade, no evento realizado em Lages, no mês de outubro. Sua desenvoltura no palco chamou a atenção do público presente e dos jurados que a escolheram como melhor bailarina da disputa.
Isadora parece se sentir mais à vontade para se expressar com a dança do que com as palavras. Ao ser questionada sobre a emoção ao conquistar o prêmio e como começou a paixão pela dança, a jovem diz apenas: “Fiquei muito emocionada, não sabia nem o que fazer direito. Danço desde os três anos. A paixão veio da família. Todo mundo dança lá... Minha mãe, meu tio.”
Uma das inspirações da jovem bailarina é o tio Anderson da Costa, professor na Emeb Aline Giovana Schmitt. É o tio quem detalha mais a trajetória de Isadora na dança. “Ela sempre falava do sonho em ganhar este troféu de Bailarina Destaque no Festival. Além de se apresentar em grupo, todas têm o desejo de receber o troféu como Destaque Individual. E tivemos este orgulho aqui para a Escola, com a vitória da Isadora”, destaca.
O “tio coruja” não esconde o orgulho e admiração que sente pela sobrinha e pupila. “Além de dançar muito bem, ela foi representando a Escola. A Isadora é uma aluna que eu tenho, assim, muito orgulho, né? Porque é minha sobrinha, na verdade. Eu, como professor, também estudei aqui, me formei aqui na Escola. Fui estudar na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). Me formei, sou professor de dança, mas, a minha especialidade toda é voltada para esta área, da dança de rua, Street Dance.”
A jovem bailarina é fruto de um grupo de dança que já vem sendo desenvolvido há quase uma década na Emeb Aline Giovana Schmitt. “Conforme o tempo, as crianças vão se aprimorando, aumentam a habilidade e coordenação. A gente sabe que neste decorrer do tempo elas vão perdendo a timidez, tendo mais desenvoltura. A Isadora já participou de outros festivais também a nível estadual, fora até mesmo aqui do Estado, no Rio Grande do Sul, onde teve um Festival do Mercosul. Já faz um tempo que elas vão para o Dança Catarina, e sempre se destacam”, lembra Anderson.
Celebração do caminho artístico da estudante. “A trajetória da Isadora na dança, nossa estudante da Emeb Aline Giovana Schmitt, é motivo de muito orgulho para todos nós. Ela é fruto da educação pública municipal, estudante das nossas Oficinas de Dança do Programa Contraturno + Movimento. Recebemos da prefeita Carmen Zanotto a missão de transformar a educação municipal. Esperamos contribuir para que novos talentos, como, a Isadora, surjam cada vez mais nas nossas unidades”, enfatiza o secretário municipal da Educação, professor Dr. Cristian de Oliveira.
A dança e ritmo preferidos da lageana não poderiam ser outros. “Gosto bastante de Street Dance e Hip Hop”, declara. A estudante da Emeb Aline Giovana Schmitt gosta de movimentar o corpo, mesmo nas horas vagas. “Gosto de lutar também. Vou para a academia fazer taekwondo.”
De acordo com o tio, a paixão pela dança a fez desistir da possibilidade de disputar um Mundial da categoria esportiva. “O dia que ela ia para a competição, em Minas Gerais, coincidiu com o Dança Catarina. A passagem já estava comprada. Seria a primeira vez que ela andaria de avião, mas, ela desistiu para participar do Dança Catarina representar a Escola, porque é uma coisa que ela gosta. E foi muito bem, valeu a pena”, derrete-se o tio.
Para Anderson, Isadora é uma inspiração para os outros estudantes. “A gente sabe que sempre tem alguém que se destaca mais. Os alunos têm uma inspiração dentro do grupo. Acredito que a Isadora é uma delas. As pessoas percebem que ela gosta de dança, enxergam a força de vontade nela, se inspiram para tentar se parecer ou fazer os movimentos iguais a ela.”
E onde a própria Isadora pretende estar daqui dez anos? “Eu quero estar dando aula, dançando bastante, em festivais, assim, lá fora”, avisa. Sempre em movimento, representando Lages em festivais e mantendo a tradição da família em transmitir a paixão pela dança. É assim que Isadora pretende seguir a vida. Sempre no ritmo, movimento e batida do Street Dance.
Fonte: Prefeitura Municipal de Lages
