Desenvolvimento emocional e cognitivo na infância

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O processo de desenvolvimento humano se constitui de um estudo no campo cientifico que objetiva compreender amplamente como as pessoas mudam, bem como quais características permanecem e quais são deixadas de lado durante este processo. O desenvolvimento é moldado pela natureza através de processos após o nascimento, isso pode ocorrer através da programação genética, que poderá determinar sequencias inteiras do desenvolvimento posterior.
Os processos de desenvolvimento cognitivo e emocional infantil não podem ser considerados de maneira separadas do desenvolvimento físico. Os autores Papalia, Olds e Feldman (2006, p, 51), trazem suas considerações sobre isso: “Os cientistas do desenvolvimento falam de modo distinto sobre desenvolvimento físico, desenvolvimento cognitivo e desenvolvimento psicossocial. Na verdade, contudo, esses aspectos ou domínios do desenvolvimento estão interligados.
Durante toda a vida, cada um deles influencia o outro, ou seja, apesar de ser examinado de forma separada, uma pessoa não pode ser considerada um “conjunto de partes isoladas”, pois o desenvolvimento é um processo único. Para assimilarmos a idéia de que o processo de desenvolvimento não se dá separadamente, podemos observar um exemplo: a capacidade de fala de uma criança, dependerá do desenvolvimento físico das partes do aparelho fonador e do cérebro, uma criança com problemas na fala pode provocar reações negativas nos outros, o que possivelmente, influenciariam em sua popularidade e no seu senso de valor próprio. O entendimento que a criança tem de si mesma e dos outros, dos relacionamentos sociais, reflete ou está baseado em seu nível geral de desenvolvimento cognitivo, tal como seu nível de capacidade de assumir a perspectiva alheia.
Assim, podemos entender que as relações sociais no período de desenvolvimento têm papel primordial, é a partir do relacionamento social que a criança buscará subsídios para assimilar os acontecimentos e o que deverá ter como ação diante destes. Ou seja, as mudanças descrevem a cognição social que advém da criança, além disso também descrevem o desenvolver do pensamento a respeito dos objetos.
Quando a criança aprende a amar e a respeitar os direitos dos outros, sobrevirão sobre ela, ansiedade e culpa por prejudicar alguém. Esses sentimentos marcam a presença de uma consciência sensível, o início da vida emocional da criança diante da sociedade a qual está inserida. Indo um pouco além ainda, a criança aprenderá que certos atos não são aceitos e se o fizer, estes, trarão suas consequências. O sentimento de ansiedade vem depois da consequência do erro, portanto ela o não fará mais para reduzir sua ansiedade, e assim ela repetirá este processo no decorrer da vida.Desta forma, é necessário falar da importância de os pais darem a atenção devida às suas crianças, visando um bom relacionamento e uma boa compreensão do que acontece no seu desenvolvimento.
Rejane Dutra Bergamaschi é psicóloga, professora universitária, especialista em Avaliação psicológica e Psicologia clínica, mestre em Ambiente e Saúde, presidente do do ABRV.edu Instituto de Educação e Inovação. Afiliada a ESTeG Escola Superior de Tecnologia e Gestão. Membro do NEDUC Núcleo de Educação da ACIL, mebro da ABED Associação Brasileira de Ensino à Distância. Contato com a autora: rejanebergamaschi@gmail.com