Facebook
YouTube
Instagram
WhatsApp

Defesa Civil: Município decreta Situação de Emergência em Lages devido à tempestade

02/12/2025 16:42

' Fotos: Fábio Pavan / Divulgação' : ' '

A prefeita Carmen Zanotto assinou o Decreto nº 23.089 que declara Situação de Emergência nas áreas de Lages afetadas pela tempestade Convectiva (vendaval) ocorrida no último domingo (30). O documento baseia-se nos pareceres e relatórios da Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil, onde foram registrados eventos como: destelhamento parcial e total de residências, edificações públicas e particulares, alagamentos, enxurradas e rajadas de vento.

De acordo com a prefeita, o Decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem nos trabalhos de auxílio aos atingidos pela tempestade sob a coordenação da Defesa Civil Municipal. “São ações de pronta-resposta que já estão sendo realizadas desde os primeiros momentos após o temporal. Todas as nossas equipes estão nos locais mais afetados prestando o atendimento necessário”, explica a prefeita Carmen.

Com o Decreto de Situação de Emergência a municipalidade tem mais facilidade e acesso aos recursos estaduais e federais na recuperação e reconstrução das áreas danificadas pelo evento adverso.


Relatório atualizado da Defesa Civil Municipal

Na manhã desta terça-feira (2) a Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil expediu relatório parcial e atualizado dos atendimentos à comunidade afetada pela tempestade convectiva de domingo (30).

Os novos números mostram que a velocidade do vento, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) chegou a 100km/h, chovendo cerca de 50 milímetros em um período de 24 horas.

De acordo com o secretário executivo da Defesa Civil, Paulo da Silva Ribeiro (Sargento Ribeiro), foram registrados 129 cadastros de famílias ou residências afetadas pela tempestade. Um total de 15 bairros atingidos, sendo eles: São Francisco, Centro, Brusque, Coral, Copacabana, Sagrado Coração de Jesus, Morro do Posto, Santa Catarina, São Cristóvão, Santa Helena, Gralha Azul, Frei Rogério, Universitário, São Luiz e São Pedro. “Entregamos mais de 1.200 metros quadrados de lona às pessoas. Para se ter uma ideia, foram quase noventa edificações destelhadas. Auxiliamos também nos prédios danificados da Secretaria Municipal da Saúde e da APAE”, comenta o Sargento Ribeiro.

As equipes da Defesa Civil Municipal e demais Secretarias competentes continuam nos bairros vistoriando e auxiliando as pessoas afetadas. Quem necessitar pode entrar em contato com a Defesa Civil pelos telefones: (49) 30190-7477 / 3019-7479 / (49) 99836-1702.


Fonte: Prefeitura Municipal de Lages | Defesa Civil de Lages

mais sobre:
Previous Next

Deixe uma resposta

publicidade